sexta-feira, 5 de março de 2010

Janis Lyn Joplin - Part I

Desde seus dias em Port Arthur ela sempre teve seu encanto pelas artes.
Janis Lyn Joplin, teve sua primeira incursão nas artes com uma exposição de 1959 em um café na sua cidade, já se interessava pelo Keurouk e por outros Beatnik e também Cantava no coral da igreja.
Nessa época já quis quebrar os moldes sociais, queria que sua cidade texana, machista aceitasse na escola de brancos, os negros.
Trê anos depois grava seu primeiro disco, mas antes de ter sido telefonista e ter vivido em uma
comunidade hippie na Califórnia.
Nesse mesmo ano, 1962, entra na Universidade onde se destaca como traficante de maconha e é eleita "O Homem Mais Feio do Campus".
No ano seguinte arruma tempo para ser presa, e sofrer um acidente de moto.
Em 10 de junho de 1966, a Big Brother, sua banda, faz o primeiro show, no ano seguinte a Big Brother lança seu primeiro álbum o "Big Brother and the Holding Company".
Em 1968 gravam Cheap Thrills, que já sai com um milhão de cópias vendidas. Em dezembro desse ano ela faz seu último show, e sai amigavelmente da banda.
No dia 28 de dezembro do mesmo anos Janis estréia com seu novo grupo Kozmic Blues Band, a crítica é desfovorável, lhe recomendam a voltar para a Big Brother.
No dia 16 de agosoto de 1969 se apresenta em Woodstock, o show não foi bom, mas Janis abusa de bebidas e de bolinhas, quase não consegue subir ao palco, Sam Andrew, que era um de seus companheiros da Big Brother e da Kozmic Blues Band, rouba heroína de Janis e é deminito da Kozmic Blues Band.
Em outubro a Kozmic Blues Band lança seu disco.
Em fevereiro de 1970 Janis resolve tirar férias, vem conhecer o carnaval brasileiro, e se esbalda, faz topless e ainda é expulsa do hotel em que estava, lembrando que o plano era de se desentoxicar, a Kozmic Blues Band se desfaz, ela volta epara a Big Brohter, e em 12 de agosto de 1970 faz seu último show.
Em setembro começa a grava Pearl, seu melhor disco, onde a última faixa tem apenas o instrumental pois no dia 04 de outubro o dia que seria colocada a voz, Janis Lyn Joplin é encontrada morta em seu quarto de hotel em Los Angeles, Janis foi encontrada segurando um maço de cigarro e o troco.
Penso que qualquer biografia que formos traçar dessa indiscutível estrela maior, será em vão, o que temos dela, é aquela voz emocional, que arrebata qualquer coração por mais duro que seja.
Janis Joplin me ajudou a construir muito da minha personalidade musical, que pode não ser das melhores, mas ensinou a me emocionar com uma bela voz, com uma boa música.
E como ela mesmo disse certa vez...
"A única coisa que se tem e que realmente vale são os sentimentos. Isto é que é música para mim."






Valéria Paim

1 comentários:

Anônimo disse...

Feitooooo, era isso q eu queria !
Vlw ai Jr !

Postar um comentário