sábado, 14 de janeiro de 2012

Sobre a máquina

A atmosfera é sombria. A rotina, a correria, o barulho, e o ar pesado presentes no cotidiano de quem vive nas grandes cidades aparecem aqui traduzidos em melodias e ruídos que causam estranheza em uma primeira audição. Para o trio experimental formado Cadu Tenório, Emygdio Costa e Ricardo Gameiro no Rio de Janeiro, este é o objetivo: criar com a intuição, sem cair no óbvio.

Surgida em 2010 com o lançamento do complexo álbum “Decompor”, o Sobre a Máquina lançou em 2011 o belo “Areia”, disco onde o grupo apresenta um som mais acessível, que paradoxalmente consegue oferecer refúgio do caos do mundo moderno, ao mesmo tempo que o reproduz (baixe aqui: http://sobreamaquina.bandcamp.com/album/areia).

Com influências que vão do industrial ao free-jazz, em “Areia” o trio contou com o reforço do sax tenor de Alexander Zhemchuzhnikov na melancólica “Foz” e na obscura “Garça” - cujos ruídos de guitarra mais se assemelham a gritos sufocados. Tal inspiração do jazz, presente na estética livre da criação, aparece mais claramente na citação a “Acknowledgement”, de John Coltrane, no vídeo promocional de “Língua Negra”, gravada ao vivo durante apresentação no Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2011 a banda fechou o ciclo, iniciado por Decompor, com o EP Anomia, que contém duas faixas e um clipe dirigido por Betina Monteiro da segunda faixa que foi batizada com o nome do EP.

Estranha, original e convidativa, a música do Sobre a Máquina é uma perfeita viagem sensorial e deve ser ouvida nos fones, com calma e de preferência bem alto.


Sobre a máquina - Decompor (2010)
Download: http://www.mediafire.com/?fbbjk8d33lemrr0


Sobre a máquina - Areia (2011)
Download: http://www.mediafire.com/?4ff1fpqts97w7nw



Sobre a máquina - Anomia (2011)
Download: http://www.mediafire.com/?yfdfsk3g6thf983

0 comentários:

Postar um comentário