terça-feira, 8 de maio de 2012

Ordinária Hit (Funcionário - 2011)



"São Paulo, 2001.
A vida ordinária tocada em hit. Prática conforme a música,
ordenada em duas vias. Não ligue, é barulho convencional:
eletricidade, bateria, guitarra, baixo, um pouco mais de corda e sem
refrão. Só que tudo de ponta cabeça: punk e a ética do faça-você
mesmo”
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulá
Ordinária Hit. Uma banda formada em 2001 na capital paulista que mescla o pós-punk ao experimentalismo, tendo como referência bandas como o Fugazi, Sonic Youth, Gang of Four, The Ex e Zu. Eles se inspiram em teorias retiradas de obras de Bakunin, Thoureau e Kropotkin. Também são aliados à ética do faça-você-mesmx.  A visão política e social destes caras resulta no som que a Ordinária Hit faz.
Conheci esta banda em um split que adquiri em algum show, aquele split dos caras com a banda Falso Branco de 2009. Encarte amarelo, dois CDs, bonitaço. Levei sem saber o que era, sorte a minha.

Funcionário é nome do álbum lançado em CD em 2011, dez anos da banda. Saiu em vinil este ano, foi prensado nos EUA. É um álbum todo pensado na temática do trabalho, inclusive foi lançado no dia do trabalhador. Conta com 11 músicas inéditas, saiu uma edição limitada em CD com 14 capas de artistas convidados e esgotou rapidamente. 
As letras do álbum são frases curtas e simples, os sons têm uma sonoridade intensa, riffs do pós-punk ao noise ou coisa que o valha. E o violino trouxe (mais) um diferencial para a música. O decorrer das faixas lembra o dia-a-dia, a tensão e o caos do urbano, a ordem imposta, as sinaleiras no vermelho, os ônibus lotados, as ruas que durante a noite ficam silenciosas...
A grande qualidade do disco está na fuga do convencional, nas distorções, na inserção do violino, nos riffs inusitados, nas letras e a temática do trabalho, na desconstrução e na sonoridade do imprevisível. 



Se você busca fugir do convencional, download: 
Ordinária Hit – Funcionário (2011)

mais sons aqui: http://ordinariahit.bandcamp.com/
contato@ordinariahit.net

por Gabriela Gelain.

0 comentários:

Postar um comentário